TEMAS

sexta-feira, janeiro 16, 2009

ROTA AUDIOVISUAL CABO VERDE 2008

Minority Reporter" (2002). Steven Spielberg


Janeiro
Guennyk Pires inicia a produção do seu novo documentário «Contrato» que decorre á volta da história dos contratados para São Tomé e Príncipe quando o governo português incentivou a emigração de cabo verde para são Tomé.

Fevereiro
Tambla Almeida publica o artigo «Cinemateca ou o direito irrevogável á memória». Uma análise pungente á possibilidade de se criar uma cinemateca em cabo verde e a importância de preservação da memória.

Março
“Some kind of Funny Porto Rican - A Cape Verdean American Story” de Claire Watkins é tema de um artigo de Chissana Magalhães publicado a 21 de Março no Suplemento «Kriolidade» - uma longa reportagem sobre o carácter do documentário e as dificuldades que se enfrentam no meio. O filme (watch the video) fora exibida em Janeiro de 2006 no Museum of Fine Arts de Boston e aborda a história dos imigrantes crioulos, no bairro Fox Point, em Providence, Rhode Island, a segunda mais antiga e mais importante comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos.

Tim Reid chega a cabo Verde para filmar um documentário sobre a história da Cidade Velha. A produtora-executiva é a esposa Daphne Maxwell Reid. O filme foi produzido pela People of Diáspora – Entertainement Media Group. Contou também com a colaboração dos Mendes Brothers cujo concerto ao vivo em S. Vicente foi filmado pelo realizador. Tim reid registou a passagem de Amistad para futuras produções.

Os cabo-verdianos Paulo Cabral, Adilson Semedo e Mário Almeida submeteram projectos Cabo-verdianos ao AfricaDoc, programa promovido pela LX Filmes em parceria com o ICA (Portugal). Das três ideias apresentadas - «Terra Rejeitada», «Imigrante Ilustre» e «Histórico Verídico» - só a primeira, relacionada com a problemática social dos imigrantes repatriados dos EUA - ficou seleccionada para apoio em termos de produção.

Txan productions & Visual Arts Inc, sediada em Los Angeles (EUA), divulga o seu calendário de produção:
- “550 years of Cape Verde History”;
- “Deported” – Guennyk Pires, Jeremy C. Gredone e Jamal Rashada e que abordará a deportação de jovens caboverdeanos dos EUA para cabo Verde;
- “News from América to Cape Verde Islands” ( documentário televisivo de 10 episódios)
- “Roada to Sea” (Caminho de Mar)
- “Music Soul of People” (Música: a Alma do Povo)
- “Two Worlds” (Dois Mundos)
- “Contract” (Contrato)

Abril
Tambla Almeida escreve um excelente artigo «Poeira no Cinema que Pensa» no qual aborda as particularidades e a arte de se fazer documentário e cinema, redigindo críticas singelas sobre os filmes: «To Beef or Not to Beef» de Yuri Ceunink e Manuel Fortes; «Rua Banana» de Mário Benvindo; e o seu próprio filme «Poeira e Poesia».

«O Percurso de Cabo Verde» de Guennyk Pires é exibido no Community College de Massachussets (EUA)

Maio
Estreia em Cabo Verde, o filme “A Ilha dos Escravos” do realizador português Francisco Manso.

Início de produção de “Revelação dos Rabelados” de Mário Benvindo Cabral cujo filme “Rua Banana – Cidade Velha” foi exibido no Festival Lusófono de Cinema e Documentário «Mostra Língua»”

“Proud To Be Cape Verdean: A look at Capeverdean in the Golden State” do cabo-americano Mike Costa faz o retrato cultural e social da comunidade residente na Califórnia. O documentário é narrado por Danny Glover, consagrado actor norte-americano. Histórias orais, entrevistas e fotografias dos cabo-verdianos que fizeram da Califórnia a sua casa.

Junho
Maralto Produções, criado em 1993 por Leão Lopes, volta a estar activo 15 anos depois com uma carteira de projectos alguns em andamento (documentários, filmes de ficção e reanimação de circuito audiovisual). A produtora que possui autonomia financeira e em equipamentos planeia a rodagem do documentário San Jon no Porto Novo em parceria com a Real Ficção.

Centro de Estudos Brasileiros inicia actividades na Praia incluindo a exibição de filmes brasileiros na sua programação.

“O Meu Coração 2” do realizador nigeriano João Paulo Umeh é exibido no Auditório Jorge Barbosa na Praia.


*
* (ELIPSE) *


Outubro
Realiza-se a II Semana do Cinema Africano no Auditório do Centro Cultural em Mindelo. «Piéces d’identités» do congolês Mweze Ngangura é um dos filmes exibidos.



Fonte: Jornal «A Semana» e «Search for Identity».

2 comentários:

Fonseca Soares disse...

Adorei ler esta 'Rota Audiovisual Cabo Verde 2008'. Afinal, estamos quase virgens nesse campo, sempre se fez alguma coisa. De realçar homens da área que têm estado a 'carregar o piano'...
Só lamentei que não tenha havido uma única referencia a um filme/documentário que foi estreado a 5 de Julho no país, e que esteve no Festival do Gramado 2008 a representar este país...

Mário Vaz Almeida disse...

Isso deixa-me curioso, caro Fonseca Soares. Poderia, na verdade, ter feito uma lista de mostras de cinema e documentário exibidos em Cabo Verde, o que seria interessante e, quiçá, mais introspectivo. E, de certeza que haveria muito mais a dizer no que toca a Mindelo por causa da sua dinamica cultural e onde as coisas ferviham mais...Obrigado pelo reparo,...