TEMAS

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

CHEGA DE MISTÉRIOS (I)

"Uma História Simples" (1999). David Lynch




Uma das peripécias cinematográficas mais notáveis é a que foi protagonizada por David Lynch com o seu filme «Uma História Simples». Fê-lo, talvez, para contrariar uma certa crítica cinematográfica de que os filmes dele são meras «pancas pessoais», «charadas», e que aqueles mistérios não tinham como ser resolvidos pelo espectador, como se fosse essa a verdadeira razão de ser do cinema: um quebra-cabeças.



Neste «Straight Story», um senhor, Alvin Straight, (Richard Farnsworth), já velho e caduco, resolve fazer uma viagem de uma ponta a outra dos EUA, num cortador de relva para se encontrar com o seu irmão que já não via há dezenas de anos, depois de se terem zangado. O objectivo final da viagem é simples: sentar-se lado a lado com o seu velho irmão e verem juntos as estrelas no céu, á noite, como costumavam fazer na sua infância.



Está nesse filme uma verdadeira sabedoria porque se baseia numa estória verdadeira. Assim, se quiser acabar com os mistérios na sua vida, faça uma simples viagem e no final traga algo simples de recordar: mesmo que seja uma concha pequena colhida num mar algures no Pacífico Sul. Basta que faças dessa pequena concha o teu único mistério, caro amigo.

Sem comentários: