TEMAS

sábado, junho 25, 2011

CURTA METRAGEM (2): A Embarcação das Imagens Turísticas

A avalanche de imagens turísticas e paisagísticas sobre Cabo Verde indiciam algo mais hegemónico e que se prende com a excessiva transformação das ilhas em produtos turísticos e culturais. Neste capítulo um dos produtos audiovisuais mais visíveis no cenário da produção nacional é o DVD Multimedia “Cabo Verde Islands” promovido pelo MNECC com produção da Contacto Virtual e Fresco Produções, a partir de uma ideia de Armando Ferreira, David Santos e Paulo Moreira.


O recrudescer do nacionalismo cabo-verdiano e do orgulho nacional fez-se sentir no aumento da quantidade de imagens sobre o nosso país. A maioria delas é, por essa mesma razão, de pendor promocional e as que constituem, de algum modo, enquadramentos sociológicos, caem no jogo fácil de uma moralidade duvidosa. Existe uma ausência perceptível de abordagens antropológicas e de críticas socio-políticas arrojadas. O meio criativo audiovisual praticamente não cultiva as tendências criativas contemporâneas cujos produtos não são visionados de forma activa pelos criadores, pelo menos no que tange às mostras especializadas de documentários que têm estado às moscas.


Os realizadores nacionais, na sua maioria, não funcionam como “expedicionários” que exploram uma montanha desconhecida mas, sim, como donos de uma estalagem isolada, sempre com os mesmos clientes, recebendo de vez em quando um estrangeiro nas suas instalações.


Apesar de se ter registado um ligeiro avanço na definição de um movimento estético e de haver propostas críticas neste género televisivo, a vanguarda documental caboverdeana ainda não se estruturou à volta de um epicentro vital, tal como ocorreu com o documentário político na América Latina, ou com o documentário chino, nos anos que se seguiram ao massacre de Tianamen em 1989, ou, aqui mais perto, com a avalanche de documentários divulgativos, de criação e de carácter político-social financiados pela OIT (Organização Internacional da Francofonia), produzidos e promovidos pela France 2.

Sem comentários: