TEMAS

terça-feira, julho 12, 2011

TELEVISÃO (7): High Definition Television Vídeo - Um novo Sistema de Televisores ou de Televisão?

Um novo sistema de televisão já esta ai! Trata-se de HDTV, que traz uma nova geração de receptores plasma e o Home Cinema. Todas estas mudanças tecnológicas começam a influenciar as atitudes e comportamentos perceptivos. Neste novo cenário as condutas perceptivas começam a disseminar se em implicações de atitude diferenciados frente a cada relato televisivo. Surge o consumo televisivo mais individualizado e com possibilidade de interacção e que fazem um perfil de usuário que e capaz de eleger aquilo que quer. Estamos, pois, perante um fenómeno de mudança de atitudes de consumo. As primeiras consequências são os canais temáticos que fidelizam telespectadores em áreas diversas como cinema, desporto, mundo animal, programas divulgativos sobre a Natureza, entre outros. À atitude de entretenimento ou de diversão do espectador frente ao relato televisivo junta-se, agora, o da vontade formativa. Ao espectador também lhe interessa aprender de maneira permanente. Temos aqui o papel formador e de estimulo cultural da televisão, um serviço que se introduziu, de forma paralela, à democratização das sociedades contemporâneas. Ao mesmo tempo, essa democratização se fez com as possibilidades de interactividade que se abriram na difusão televisiva, como por exemplo a revisão da programação, os serviços de vídeo on demand, e a possível conexão de edição simultânea nos sistemas de edição de notícias na imprensa, rádio e televisão.

Sem comentários: