TEMAS
sexta-feira, março 30, 2007
Abraão Vicente vs Germano Almeida: luta de Carnaval ou Wrestling ?
Tito Paris Acústico:: um recital de caboverdianidade
quinta-feira, março 29, 2007
Os nossos desgraçados favoritos. Isso, a propósito de uma ida ao Centro Comercial
quarta-feira, março 28, 2007
Blogues caboverdianos: Enclaves Íntimistas e, por vezes étnico
O Nascimento de Uma Nação (1914)- D.W. Griffith
Este filme é único na história do cinema porque estão lá todos os requisitos, em estado puro, daquilo que consideramos, hoje, cinema: a exploração hábil da montagem paralela, trabalho sobre a relação tempo - espaço, fabricação de certos tipos de suspense, codificação da noção de ritmo, vontade de construções mais elaboradas, a nível da planificação e da montagem.
terça-feira, março 27, 2007
O Nascimento de Uma Nação (1914) e Intolerância (1916)- D.W. Griffith
O filme provoca escândalo. As origens sulistas de Griffith levaram-no a reflexões morais de natureza racista, tendo mesmo elogiado o Ku Klux Khan. Um escândalo. Apesar do racismo flagrante que há no filme, o espectador é apanhado pela beleza das imagens, pela perfeição absoluta da montagem destas imagens.Este filme é único na história do cinema porque estão lá todos os requisitos, em estado puro, daquilo que consideramos hoje cinema: a exploração hábil da montagem paralela, trabalho sobre a relação tempo - espaço, fabricação de certos tipos de suspense, codificação da noção de ritmo, vontade de construções mais elaboradas, a nível da planificação e da montagem.
«O Nascimento de Uma Nação» de Griffith conseguiu satisfazer as mais elevadas ambições morais e ideológicas precedendo a um período fabuloso de realização de obras cinematográficas cujo alto nível de inspiração só é comparável ao dos anos 40 /50.
Consciente da responsabilidade do artista Griffith serve-se do ecrã como de uma tribuna para ensinar as multidões, criando, com isso a função pedagógica no cinema. Saiba mais com Paulo Marcelo Tavares em http://www.planoaplano.com.br/suplemento/nascimento.htm
David Wark Griffith - O Primeiro Cineasta
Nasceu a 22 de Janeiro de 1875 em Floydsjork (hoje Crestwood) morreu a 23 de Julho de 1948 em Hollywood. Desempenhou profissões varias entre as quais a de actor. Entre 1908 a 1913 escreveu e realizou cerca de umas 450 curtas metragens.
O cinema deve a este realizador norte-americano de origem judia, a eficiência da câmara móvel, a montagem narrativa, o insert descritivo, o flash back ou a representação de um imaginário.
Desafios de Àfrica
O Desafio da Europa
segunda-feira, março 26, 2007
O Melhor Português é António O. Salazar?!
sexta-feira, março 23, 2007
Simpósio sobre o Movimento Claridoso: Corações em chamas.
sois agora praticantes fariseístas de uma postura pós-colonialista,
Só conheceis o galanteio ao homem branco e a aquiesciência das vossas cortesãs
Si ka txiga's, pamode nha português stá mal faladu ou pamóde N ka ninguem, N ta lê's kusé ki
Dj' es panha Padre Duarte
Off Record:
- Veja outras posições em relação á este assunto no Albatrozberdiano e em Momentos. Pode ler ainda no www.asemana.cv o texto em PDF (102) de Abrãao Vicente que, por sua vez, atacou Germano Almeida em relação á alguns pontos.
quinta-feira, março 22, 2007
O SOL é mais violento do que pensávamos
Indie Lisboa 2007
quarta-feira, março 21, 2007
Advinhando a palavra passe dos bloguistas caboverdianos
"Citzen Kane" - Orson Welles (1941)
A planificação clássica que começara com David Grifith, no Nascimento de Uma Nação, descompunha a realidade numa série de pontos de vista sobre um acontecimento. Mas Orson Welles resolveu apostar na continuidade de cena, isto é, já não é a planificação que escolhe para o espectador o que ele deve ver.
No mundo do Cinema a megalomania tem um só nome: Orson Welles
Esta emissão – uma invasão simulada de extraterrestres - provocou pânico e feridos nas ruas de Nova York. O acontecimento chama a atenção para esse jovem de 23 anos, que já tinha provocado outros escândalos. Dezoito meses depois, em Julho de 1940, Welles assina um contrato fabuloso com a companhia cinematográfica RKO e começa a filmar, em 1941, o que irá ser Citzen Kane (tradução portuguesa - O Mundo A Seus Pés) uma obra prima escrita e realizada por ele.
A rodagem leva nove meses. Em Abril de 1941 o filme estala como uma bomba nas salas de cinema. Ao contar a vida movimentada de um patrão da Imprensa megalómano vítima do seu próprio egocentrismo, Orson Welles não se contentou apenas em acertar contas com a moral do meio profissional – a comunicação social e o dinheiro. Fez ao mesmo tempo a análise do itinerário sentimental do protagonista: um ser frustrado de infância que nunca se restabelece.
A vida do cidadão Kane, o magnata da imprensa, é apresentada como a procura de sentido para a sua ultima palavra na hora da morte: Rosebud. Talvez uma simples prancha que o protagonista detinha quando era miúdo. Algo que não se confirma nem se desmente pelos variados testemunhos duvidosos ou sinceros das segundas personagens.
Trata-se, no fundo, de uma reflexão sobre a felicidade e uma meditação sobre a existência. Este filme inaugurou o cinema moderno contrariando o princípio, tacitamente admitido pelo classicismo reinante em Hollywood, nos anos 40, de que o estilo devia passar desapercebido e apagar-se perante a história a contar. Contra a corrente, Orson Welles redescobriu o cinema com esta obra insólita, rica e ambígua.
segunda-feira, março 19, 2007
Skrito na Pedra Fônti
Kel o-mesmu Ki Nhor Diôs dá antes de tudu tempu
Ki Cabral defende na mato di Guiné
Ki Katchass kirsi ku técnika y ritmo
Sim. Kel o-mesmu âgu sábi ki Pantera torna devolve-nu más puro inda.
quarta-feira, março 14, 2007
God, Inc - Episódio 1
Imagina que os problemas relacionados com Deus fossem resolvidos, não por uma questão de Fé ou de Paraíso Prometido, mas sim por meras formalidades burocráticas e de escritório. Este é primeiro episódio da série GOD,Inc. Aguarde pelo segundo.
segunda-feira, março 12, 2007
Madrid * Atocha: 11 de Março
[Pablo Neruda, I explain a Few Things]
-------------------------------------------------------------
sexta-feira, março 09, 2007
BUSH NÃO PASSA NO BRASIL.
O MUNDO JÁ ESTÁ FARTO DESTE HOMEM. GEORGE W. BUSH JÁ É O PRESIDENTE MAIS IMPOPULAR DA HISTÓRIA DOS EUA. NÃO HÁ POVO MAIS ALEGRE PARA AFIRMAR ISSO. COMO AQUI SE VÊ.