TEMAS

quarta-feira, março 01, 2006

STUCKISTAS: Invasäo dos Bárbaros no Mundo da Arte


Apresento-vos o Stuckism, (de stuck= furado), movimento radical de artistas plásticos e escritores, fundado em Londres em 1999, para avançar a pintura figurativa com novas idéias e com meios artísticos mais vitais, dirigidas a edições contemporâneas. Stuckism considera que o surgimento do Modernismo na arte foi uma oportunidade para a visão, a integridade e a comunicação, que nunca chegou a ser cumprida e que resultou num academismo cada vez mais fragmentado, isolado, obsessivo em relaçäo ao material, existindo, näo pela pela virtude do trabalho, mas sim pelo poder institutional e financeiro, e a lisonja de uma crítica demasiado subserviente...
Estes novos Predadores na Arte já contam com algumas vítimas nestes seus sete aninhos de existência. A saber (atençäo ás aspas):
  • "Salmon Rushdie é o epitome da turgidez contemporânea e é um desafio para qualquer um a ler mais do que um parágrafo do seu livro onde quer que esse parágrafo aconteça. (...) Ganhou uma posição garantida no filistinismo hipócrita para poder ganhar todos os prêmios. Seu estilo é artificial e insulta qualquer inteligência média, as linhas da história são uma mistura aleatória e e uma falsa linguagem. Nós recomendamos as pessoas a não o ler."
  • "Sartre e o seu Existentialismo säo um tédio enorme, mesmo quando têem o benefício do romance."
  • "Nós näo gostamos de 'Escritores Cappuccino ' ... estilo Will Self ou Martin Amis (assim nomeados por causa da sua tendencia para cappucino em vez de chá ou café). Como reconhecê-lo? A característica comum do 'Escritor Cappuccino' é a sua condescendência em relaçäo ao seu próprio olhar. A sua escrita é artificial e dolorosamente arrogante."
  • "Mais ainda, estamos 'furados' (stuck), chateados com Ian Banks, Irving Welsh and Ian McEwan"
  • "Os Stuckistas opöem-se ás pretensöes da Brit Art, Performance Art, Installation Art, Video Art, Conceptual Art, Minimal Art, Body Art, Digital Art ou de qualquer coisa que reivindica ser arte e que incorpore animais mortos ou camas - coisas inoperantes e chatas."
Estas histerias e outras barbaridades deste movimento Remodernista estäo contidas num manifesto que visa "uma nova espiritualidade na arte". Quer saber mais!!? Entäo, passa-te www.stuckism.com

Sem comentários: