TEMAS

quarta-feira, junho 21, 2006

Os Seis de Shangai vs. Ocidente

Há cinco anos que Rússia e China promoveram a criaçäo da chamada Organizaçäo para a Cooperaçäo de Shangai com o o objectivo de criar um instrumento de coordenaçäo das suas políticas e interesses na Ásia Continental, com aliados menores, e tentar formar uma força para contrariar a influência dos EUA e da NATO na regiäo. Esta nova organizaçäo intergovernamental surgiu de uma iniciativa mais ligeira, surgida há dez anos no Grupo dos Cinco de Shanghai.
Pequim e Moscovo contaram, desde o princípio com a cooperaçäo, com os membros das repúblicas ex soviéticas de Kirguizistäo, Tadjikistäo e Kazakistäo, a qual se uniu Uzbekistäo, e puderam assim planear uma aliança depois do vazio criado pelo final da guerra fria.

Mas, prácticamente assegurada a lealdade dos países referidos, o principal interesse dos grandes patronos da organizaçäo se centra, provavelmente, nos países que aderiram a Organizaçáo de Shangai com o estatuto comprometedor de observadores, de entre os quais estäo, nada mais nada menos, que Índia , Pakistäo e Iräo, ou seja, de potências nucleares autoproclamadas.

O problema é que a India (a maior democracia do mundo) que acabou de firmar históricos acordos de cooperacäo com Washington e Pakistäo, com seu regime militar absolutamente dependente dos EUA, difícilmente vai deixar-se seduzir por projectos antiocidentais.

Sem comentários: