TEMAS

sábado, junho 03, 2006

Paul Auster, Príncipe das Astúrias

Paul Auster (New Jersey, 1947) foi galardoado em Oviedo, Espanha, com o Prémio Príncipe de Asturias das Letras 2006. O Jurado destacou a sua "exploracäo de novos âmbitos da realidade". O autor de "Leviatan" (1992) superou a Philip Roth e Amos Oz. ¨Com a sua exploracäo de novos âmbitos da realidade, Auster conseguiu atrair jóvens leitores ao dar um testemunho estéticamente muito valioso dos problemas individuais e colectivos do nosso tempo", escreveu-se na acta dos jurados. Outros dois finalistas foram Philip Roth e o esraelita Amos Oz.
Para além da sua faceta literária, Auster está desenvolvendo uma interessante carreira no cinema. Em 1995 escreveu o guiäo de 'Smoke', dirigida por Wayne Wang, com quem codirigiu nesse mesmo ano 'Blue in the face'. Em 1998 se colocou atrás da câmara como máximo responsável de 'Lulu on the bridge'. Nos últimos meses está rodando 'A vida interior de Martin Frost', baseada na sua própia novela. Actualmente vive em Brooklyn com a sua esposa, tambem escritora, de origem norueguês Siri Hustvedt.
Auster é o último de uma insigne lista de premiados com o prémio Príncipe de Asturias das Letras da qual fazem parte, tambem, Mario Vargas Llosa, Günter Grass, Camilo José Cela, Arturo Ulsar Pietri, Alvaro Mutis, Claudio Rodríguez, CarmenMartín Gaite, Miguel Delibes, Angel González, Juan Rulfo, Carlos Fuentes, Augusto Monterroso, Doris Lessing e Arthur Miller. No ano passado foi premiada a escritora brasileira Nélida Piñón.

Sem comentários: