TEMAS

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Sites para amantes de cinema

"A única diferença entre um filme e a vida real, é que o filme tem que fazer sentido!"

Joseph Mankiewiscz

www.7arte.com/ - Este site permite-lhe dar os primeiros passos no mundo do cinema. não é um site genial, mas tem pelo menos uma informação actualizada relativamente às últimas estreias e aos filmes em cartaz por todo o país; a informação sobre os filmes a passar na TV também vale a pena.

www.imdb.com/ - site poderoso de pesquisas e compras dos mais recentes DVD nos mercados internacionais*

www.ifilm.com/ - um site extremamente completo com as últimas que iluminam a grande tela branca; pode ainda registar-se e ver filmes via web, para além dos "trailers" de filmes antigos, que são sempre uma pérola para os mais nostálgicos

www.cinema2000.pt Um site luso que vale bem a pena; e as referências não são para menos: Eurico de Barros, João Lopes, Nuno Henrique Luz e Vasco Câmara são os críticos de cinema que assinam as opiniões sobre os filmes que estão para estrear, já estrearam e ainda mais umas crónicas pelo meio. Pena é que os cibernautas só possam ficar a conhecer o rosto do jovem Vasco... Lá vão muitos continuar a pensar eternamente que os críticos são refugiados de Marte...)

www.screenwritersutopia.com - um site completíssimo sobre uma das partes mais importantes de um filme: o argumento; com opiniões de profissionais do meio, críticas a alguns argumentos e, melhor de tudo, com antevisões por vezes com 6 meses de antecedência de algumas das "bombas" que estão para estrear - um site para profissionais, amadores avançados que gostam de cinema, curiosos espevitados ou simples navegantes que estejam interessados em algo mais do que em fotogramas dos "blockbusters".

www.screenwriting.about.com - um site absolutamente imprescindível para cinéfilos, guionistas ou amadores apaixonados pelo guionismo; dicas, críticas, opiniões, chats, forums, há de tudo aqui, até a famosa lista dos 100 melhores filmes de sempre; só terá de perder algum tempo no início, para "ficar a conhecer os cantos à casa", mas a partir daí... uma jóia!

www.sensesofcinema.com - um site que se dedica á crítica apresentando uma galeria de cineastas como David Lynch, François Truffaut, etc.
Existe ainda uma infinidade de outros sites criados para saciar a sua obsessão pela 7.ª arte.

Sem comentários: