Como contar a verdade á uma criança sobre um caso internacional neste Tempo de Lobos? Eu pessoalmente faço-o por ordem decrescente dos acontecimentos sem lhe mostrar nenhum tipo de causalidade. Por exemplo:
1.º A União Europeia restabelece novas relações diplomáticas com a Líbia ;
2.º Oferece-se um Reactor Nuclear á Líbia para dessalinizar a água do mar;
3.º Nicolas Sarkozy, que é o Presidente da Líbia visita o país na mesma altura;
4.º Semanas antes são libertados seis profissionias de saúde búlgaros (cinco enfermeiras e um médico de origem palestiniana) detidos na Líbia há oito anos; depois da extradição os cidadãos búlgaros, ao chegarem ao país natal, ficaram em liberdade;
5.ºNos ultimos anos têem havido várias pressões internacionais e acordos económicos que visavam a Líbia de M. Khadafi;
6.º A 6 de Maio de 2004 os seis profissionas tinham sido condenados à morte (depois comutada pela prisão perpétua) pelo Superior Conselho Judicial da Líbia;
7.º Os seis condenados começaram a trabalhar num hospital na cidade de Benghazi em 1998 e foram presos no ano seguinte, depois de terem contaminado, intencionalmente, com o vírus HIV-Sida, cerca de 438 crianças líbias no hospital de Benghazi. Até hoje morreram ao menos 50 crianças.
Para não o atormentar muito com a aparente complexidade do caso distraia-o com uma simples questão: trocavas a tua bicicleta por uma play station e uns quantos DVD de jogos de guerra?
Sem comentários:
Enviar um comentário