TEMAS

segunda-feira, dezembro 29, 2008

RACCORD NACIONAL

Ontem estive a ver um daqueles vídeo amadores feitos com a tal vontade de cinema. Bom, uma das coisas mais difíceis de se conseguir no cinema /vídeo amador é, de facto, o raccord**. A maior parte desses vídeos realizam falsos raccords (é por esse facto que são video-amadores). A transição perfeita de um plano para o outro trabalha-se, ao ínfimo pormenor, se houver paciência. Mau é quando na tentativa de evitar esse defeito incorrer-se no tal vício de artificialismo por artificialismos, camuflando as coisas pelo uso de efeitos de fusão (seja ela por fusão a negro, encadeada, a íris, sobreimposições, ou outros).
Nos videos nacionais, um dos maiores esforços no sentido desse perfeito raccord, talvez seja a mais recente publicidade de Cola, da Cavibel, em que um grupo de acrobatas parkour executa movimentos sincronizados num processo de montagem criteriosa. Interessante!
Ontem exibiu-se mais um filme, produzido com poucos recursos e á revelia de uma política para esse sector - um puro acto de reivindicação em prol do cinema nacional. Chama-se Pegadas e é da responsabilidade da equipa de produção Fladu Fla. Espero vê-lo numa próxima oportunidade. Não sei é se é Bom ou Mau. Já agora, alguem viu-lhes as pegadas?!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
** O raccord, que se estabelece ao nível da imagem, do som e da luz, constitui em muitos casos o fermento teórico do realizador para definir a sua visão de cada cena, nos casos em que não se trata de uma simples tarefa para o montador. O raccord perfeito de som vi-o (não, ouvi-o) numa cena de «Leaving Las Vegas». Á primeira, Ben (Nicolas Cage) se embebeda e ouve-se o som de fundo – o jazz misturado com ruidos de copos. Mas para quem estiver atento percebe nas profundezas desse magma sonoro uma transição quase imperceptível entre o som de um trompete, o grito abafado do personagem Ben ( Nicolas Cage) e dali para para o ruído das ruas. O raccord de luz mais longo e subtil vi-o em «Primavera, Outono, Verão, Inverno» de Kim Ki Duk - talvez o mais comprometido cineasta contemporâneo, neste aspecto.

Sem comentários: