"Sarabanda" (2003). Ingmar Bergman
Interior de Santiago. Enquadramento: Numa casa rustica louças e tachos velhos e gastos estão a ser recuperados pela mão hábil e paciente de um funileiro. Durante cerca de cinco minutos vemos o homem a trabalhar de forma exímia e concentrada uma caçarola velha, até a recuperar de todo. Numa única cena-sequencia o homem desloca-se com a peça já trabalhada (a caçarola) e dirige-se a uma outra divisão para chegar ao terreiro da casa humilde e modesta. Está lá uma mulher com as mãos no queixo a olhar para um ponto incerto na baia costeira. Apercebendo-se da presença do homem levanta a cabeça. Trocam o olhar por breves instantes. O homem entrega-lhe a caçarola. A mulher devolve-lhe um sorriso largo e de cumplicidade. Ele estaca-se por uns instantes á frente dela, dá-lhe uma piscadela de olho e volta para dentro de casa. Ao lado da mulher uma gaita e um ferrinho «descansam» encostados á parede da casa, na ponta leste do terreiro.
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