TEMAS

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

17

Passado o período das eleições legislativas quem vai agora resolver a confusão que se instalou em consciências menos preparadas e com expoentes bíblicos? Que sociedade é a nossa? Qual é a sua errância e qual é a sua herança?

Vale a pena, a propósito, ler este pequeno dito popular com origens no Oriente Médio:


Um Mullah cavalgava no seu camelo em direcção à Medina quando viu um pequeno rebanho de camelos e, a seu lado, um grupo de 3 jovens afligidos por alguma coisa.

- O que é que se passou, amigos?
-... nosso pai morreu.
- Que Alá o acolha na sua glória. Os meus pêsames. Mas seguramente vos deixou algo em herança.
- Sim... estes 17 camelos...
- Pois alegrem-se! Que é que vos aflige então?
- Apenas a sua última vontade: ... de que eu, que sou primogénito, receba a metade; que o filho do meio receba um terço e o filho menor receba a nona parte. Mas já tentamos dividir a todo o custo e nunca resulta … as contas não batem certo.
- É só isso que vos aflige, amigos meus? - disse o mullah. Tomem, então, o meu camelo por um momento e vejamos o que podemos fazer.

Então: com 18 camelos o irmão maior recebeu a metade, ou seja, 9 camelos, e ficaram nove. O irmão do meio recebeu um terço dos 18 camelos, ou seja, 6; e ficaram três. Uma vez que o irmão mais novo tinha que receber a nona parte dos 18 camelos, ou seja 2, restou, ainda, 1 camelo. NegritoEra precisamente o camelo do mullah, que voltou a montá-lo e foi-se cavalgando em direcção ao horizonte.

Sem comentários: