TEMAS

quinta-feira, setembro 01, 2011

180º: A mais longa publicidade na história da televisão caboverdeana

Olhemos, em 2009, para esse objecto televisivo de elevado teor publicitário ou o programa que quis ser o mais polémico da história da nossa televisão: o 180 graus com Abrãao Vicente. Esse foi, talvez o único talk show, digno desse nome, a ser produzido pela TCV, apesar de não haver uma banda de serviço, nem gags acompan­hados de risos de plateia, tendo-se pautado, antes, por uma sátira política e por um tipo (raro) de revisionismo da cultura e arte nacional. Apresentado em prime-time, o aspecto essencial do programa teve a ver com o facto de se ter publicitado muita gente e ter-se aproximado do modelo de fazer televisão comparável a das networks norte-americanas. Intraduzível se tornou, a determinada altura, o desenrolar das conversas e das atitudes que se assistiram no programa, funcionando mais a adrenalina publicitária que necessitava para poder avançar [em vez duma análise aprofundada dos assuntos]. Essa adrenalina não provinha do nível de discussão dos assuntos nela abordados mas, pre­cisamente, da novidade do programa e da áurea de polémica que pairava nele. O seu encerramento, que ficou envolto em mistério deveu-se, provavelmente, à perda dessa adrenalina.

Sem comentários: