TEMAS

sexta-feira, dezembro 12, 2008

A VERDADE DE JOAQUIM ARENA

«Nalguns aspectos, V.S. Naipaul fez-me lembrar o nosso saudoso João Varela (pseud. João Vário, T Tiofe): a irrascibilidade e misoginia e algum complexo de superioridade que lhe eram conhecidos. Poucos sabem da sua zanga com o poeta Corsino Fortes, de longos anos, depois de este o ter apelidado de Poeta Negro Greco-Latino. O mesmo Corsino conta como numa viagem para Angola, o então neurocirurgião Varela dizia que esperava convencer as autoridades angolanas a permitir-lhe fazer experiências em pessoas, testando as suas teorias, com cujos resultados acreditava poder vir a receber o Nobel da Medicina.

Lembrei-me dele, também, pela qualidade superior da sua poesia e da enorme capacidade de análise teórica que o caracterizava.»



Isto é o que vem escrevendo meu amigo Joaquim Arena, o homem que está por detrás do selo cabo verde blog . Talvez promovendo outros esqueceu-se de si própio mas o pessoal da Sapo CV convenceu-lhe a fazer um blog em forma de bloco-notas. E já o temos aí ao seu estilo low profile, sem delírios de vaidade: Mar de Kepóna ou a verdade de Joaquim Arena aqui

Sem comentários: