TEMAS

quarta-feira, janeiro 07, 2009

GAZA: ABRIU-SE 3 HORAS PARA ... RESPIRAR


«Roma, città aperta» (1945). Roberto Rosselini


Depois de uma pausa de três horas, hoje, Israel retomou os ataques na Faixa de Gaza. Segundo a «GI Mundo Notícias» os ataques foram reiniciados logo após as 15 horas (de Cabo Verde).

Calcula-se que, pelo menos 680 palestinos morreram desde o início da operação militar israelense, em 27 de dezembro.




"Jerusalem will remain the capital of Israel, and it must remain undivided," disse Obama, num cenário em que um palestiniano e um israelita reclamam com a mesma convicção : Jerusalém é a capital do meu país!!.


Bem, quer queiramos ou não, temos sempre que responder nos momentos cruciais: aqueles em que nos põem contra a parede para nos fazer a pergunta fatal, imprópria para corações moderados «és por nós ou contra nós?».


Por não ter sido involuntária, acredito que a memória inteligente e voluntária de Obama encontrará uma abertura diplomática ao mais alto nível para esta crise.



Mas ainda na minha ignorância pergunto: será que Bush (friend?), metido á besta nos corredores diplomáticos, tramou alguma coisa no intervalo antes da tomada de posse? Naquela onda de pintar o sete há sempre quem goste de fazer borrões no caderno bonitinho, bem escrito em letras e linhas correctas, do colega certinho do lado, assim que ele se distrai: ... a religião, o país, que se lixe! quando é o nosso orgulho e vaidade que estão em causa. Ainda serão capazes de andar lado a lado? O republicano e o democrata; o árabe e judeu;... o padre e o comunista; ...

Sem comentários: