TEMAS

sexta-feira, maio 06, 2011

CULTURA AUDIOVISUAL (Definição)












Começa aqui uma nova rubrica no «Tempo de Lobos». Depois de uma série de incursões por domínios da escrita criativa (alfabeto, referências cinematográficas, enquadramentos, números) vai-se passar a trazer, post por post, informações, opiniões, histórias e interpretações sobre o que já é uma presença constante nos debates da esfera pública e académica, a nivel internacional: a cultura audiovisual. Em Cabo Verde este tema é completamente ignorado e mal-entendido. A maioria dos intelectuais e opinion makers procura posições de sentido cômodas, como por exemplo, a de circunscrever essa realidade apenas ao universo das emissoras televisivas nacionais. Mas esta história já vem desde os anos 60-70, desde os EUA passando pela Europa:




A cultura audiovisual é, na sua origem, uma emancipação cultural face às emissoras televisivas, que representam o poder centralizador do media televisivo. Configurou-se, definitivamente, como um manancial de experiencias contemporâneas à volta do vídeo, “contracultura” e atitude libertária. Dela fazem parte artistas plásticos, arquitectos, engenheiros, activistas sociais, designers gráficos e os próprios cineastas que quiseram experimentar o vídeo como nova linguagem, para lá das suas preocupações com as películas de 16 ou 35 mm.


A cultura audiovisual aparece, ainda, como um dos eixos estruturantes da vida contemporânea, uma força lúdica, cultural, ideológica que interfere com a nossa concepção do mundo. Ela contém várias facetas: a cinematográfica, a televisiva, a videográfica., a multimédia e o hipermédia, constituindo-se, cada uma delas, em pequenos viveiros de relações restritas mas que só adquirem verdadeira dimensão cultural nos fluxos permanentes que existam entre eles, ligando-os essa substancia primordial, equivalente á água de rega que mantém o viveiro: o bem de consumo.




Imagem: Capa do livro "Guerrilla Television" (Novembro, 1971) - versão em livro da famosa revista sobre uso de video "Radical Software"

Sem comentários: