TEMAS

sexta-feira, agosto 19, 2011

COMUNICAÇÃO PUBLICITÁRIA (III)

Os spots publicitários em qualquer televisão, pública ou privada, tem menos a ver com os me­canismos, vectores e a criatividade, em si, do que com a sua fugacidade. A comunicação publicitária na TV é uma co­municação com um ritmo imposto. Podemos comportar-nos como um flaneur nas páginas de uma revista magazine mas o ecrã da televisão não nos dá essa hipótese. Uma vez que a cada spot se segue imediatamente um outro, perdendo-se sem deixar traços, o nosso espaço mental é constantemente preenchido o que faz com que a nossa memória tenha que ser constantemente renovada a cada instante publicitário.

Sabemos que o som proporciona um nível de envolvência superior a imagem, o que se deve às nossas características perceptivas: o nosso ân­gulo de visão limita-se a um máximo de 180 graus enquanto que a nossa amplitude auditiva possibilita-nos a captação de sons a 380 graus. Essa capacidade de que o som tem de nos fazer emergir é, evidentemente, aproveitada para se vincar, pelo tonitruante volume sonoro, o momento em que passa o spot TV, que destoa de tudo o resto que existe na programação televisiva. Uma loucura consentida.

È cada vez maior a enorme exigência à volta da criação pub­licitária no que toca á mensagem e originalidade do conteú­do publicitário. Vemos frequentemente spots televisivos nos quais se ensaiam novas abordagens um tanto ou quanto deslo­cadas da realpolitik vivida pelos citadinos caboverdeanos. Acresce a isso o facto da rapidez de ofertas e a multiplici­dade de incentivos ao consumo extravasar o próprio poder de compra dos nossos consumidores .

Sem comentários: