TEMAS

terça-feira, agosto 23, 2011

JORGE CARLOS FONSECA É O 4.º PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

Na democracia o Povo é quem decide. O povo sempre tem uma razão.

1.Vitória. A vitória de Jorge Carlos Fonseca nestas eleições presidenciais traz um dado novo à nossa política. A democracia caboverdeana está de parabéns! Basta ver o modo como tem oscilado, a esse nível, a sucessão dos senhores na casa cor-de-rosa. Nesse capítulo, as presidenciais escaparam às grandes jogatanas, ao tudo por tudo que empesta as legislativas.

2.Nova Realidade Política. Respira-se melhor no novo ambiente político que se formou. Provavelmente abrir-se-á um braço de ferro entre o Presidente e o 1.º Ministro; provavelmente cairá o governo; provavelmente haverá instabilidade política; provavelmente tudo corra pelo melhor sem grandes atropelos de poder; provavelmente … provavelmente…vamos ter que ouvir e ver melhor (o ranger de dentes, palavrões ditos entredentes, sorrisos amarelinhos depois de encontros governo vs. presidência, olhares cínicos, etc.).

3. Improbalidade da Comunicação. Improvável se torna, porém, a permanência da conjuntura anterior tal como temos vindo a assistir. A mudança que se queria com as legislativas chegará, certamente, com este novo Presidente de quem se espera alguma intransigência face aos riscos de inconstitucionalidade nas decisões governamentais. Como diria Niklas Luhman é preciso que o sistema e o meio estejam de acordo para que haja comunicação ipsis facto.

4. A Primeira – Dama. Mesmo sendo bonita, a nossa Primeira-Dama passará a pensar no estilo e nas roupas que passará a usar daqui para frente. Talvez arranje uma estilista particular que lhe oriente nesta fase em que todas as mulheres estarão de olhos postos na sua conduta e postura presidencial. E já se faz muita moda por aí. Uns mais sérios, outros mais naifs. Para já, ela é uma mulher à altura: tem presença e expressa-se bem. As boas acções sociais representarão, obrigatoriamente, a sua co-magistratura.

5. Casa cor de rosa. Mas fica a pergunta: onde é que os dois vão instalar arraiais já que a remodelação da casa cor-de-rosa onde deveriam ir logo nos primeiros dias do seu exercício irá demorar dois anos e meio num catabrum catabrum, sob a supervisão da China*? Um meio golpe de estado dado por PP que vai fazer sentir a sua sombra como um fantasma da ópera que ora se inicia? Mas que desfeita! Não deveria ser o novo inquilino a requerer a remodelação ao dono e proprietário? Um ex-inquilino nunca decide sobre uma remodelação, coisa alguma, só o dono e proprietário da casa o pode fazê-lo. Que significa isso?

Pela lógica escolástica (não erística) o conteúdo dessa anomalia fica assim: se PP manda remodelar a casa cor-de-rosa; logo PP é proprietário da casa; como o proprietário da casa é o Estado, logo PP é o Estado. Conclusão (forçosamente retórica): o PP é a personificação do Estado ?!! Bem, que eu saiba, mesmo que ele tenha sido isso ao longo destes 10 anos, já deixou de sê-lo a partir do dia 21 de Agosto de 2011.

Livra! Que prenda mais embaraçosa!

_________________________________________________________________________________

* Obs: China não é só uma das maiores potências económicas mundiais. É também o maior aliado ideológico do PAICV e de todos os partidos africanistas independentistas. China, pelo seu poder económico e ideológico, tem servido de escudo protector da ex-políticas africanas de não-alinhamento, ocupando o lugar de sentido anteriormente equacionado pelo conjunto dos países não alinhados [com os valores das grandes democracias capitalistas planetárias]..

Sem comentários: