
Em 1995, este filme foi votado como “O Melhor Filme Francês de Sempre” por cerca de 600 críticos e profissionais de cinema. A obra restaurada em glorioso master digital 4K foi apresentada este ano no festival de Cannes e no festival de Bolonha (Il Cinema Ritrovato). O filme tem uma duração superior a três horas, dividindo-se em duas épocas: “Boulevard du Crime”, que decorre em meados de 1820; e “Le Homme Blanc”, sete anos mais tarde.
O projecto de restauro desta obra foi considerado vital dada a condição física em que se encontrava o negativo, propriedade dos estúdios Pathé, correndo perigo de se desfazer e nunca mais poder ser recuperado. Quando chegou aos laboratórios da Éclair, o filme negativo original estava em 11 latas de filme, com aproximadamente 2000 pés de material. A equipa da Éclair deparou-se com uma série de desafios à medida que tiveram de lutar contra os danos provocados pela humidade e mofo, assim como frames perdidos, um enorme desgaste e lágrimas. Dada a popularidade que o filme teve na sua época, tinha também sido várias vezes copiado o que contribuiu para aumentar os danos.Utilizando mais duas cópias positivas existentes em arquivo, a equipa da Éclair foi capaz de reconstruir o filme na sua totalidade.
O filme foi digitalizado em 4K em Itália e enviado para a Éclair em disco. Inicialmente a Éclair utilizou a ferramenta de estabilização Phoenix Refine e depois aplicou um filtro para resolver alguns dos problemas mais simples tais como sujidades e poeiras em cada frame. A seguir recorreram um segundo filtro para remover riscos, após o que utilizaram as ferramentas de auto fix e pintura para reparar, efectuar retoques e remover outras imperfeições. (...)"Aqui.
Ver ainda:
www.eclair.fr www.imagesystems.tv www.decimagem.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário