TEMAS

terça-feira, julho 19, 2011

NOTÍCIA: Laboratórios Éclair restauram “Les Enfants du Paradis” em 4K

Usando a tecnologia da empresa Image Systems, antiga Digital Vision, os laboratórios franceses de cinema e serviços digitais Éclair usaram o seu sistema Phoenix Refine para efectuar um restauro completo do clássico filme “Les Enfants du Paradis” em master 4K. Desta forma, fica preservado para futuras gerações um dos grandes filmes clássicos franceses dos anos 40, realizado por Marcel Carné e filmado em Paris e Nice durante a ocupação alemã da Segunda Guerra Mundial.

Em 1995, este filme foi votado como “O Melhor Filme Francês de Sempre” por cerca de 600 críticos e profissionais de cinema. A obra restaurada em glorioso master digital 4K foi apresentada este ano no festival de Cannes e no festival de Bolonha (Il Cinema Ritrovato). O filme tem uma duração superior a três horas, dividindo-se em duas épocas: “Boulevard du Crime”, que decorre em meados de 1820; e “Le Homme Blanc”, sete anos mais tarde.

O projecto de restauro desta obra foi considerado vital dada a condição física em que se encontrava o negativo, propriedade dos estúdios Pathé, correndo perigo de se desfazer e nunca mais poder ser recuperado. Quando chegou aos laboratórios da Éclair, o filme negativo original estava em 11 latas de filme, com aproximadamente 2000 pés de material. A equipa da Éclair deparou-se com uma série de desafios à medida que tiveram de lutar contra os danos provocados pela humidade e mofo, assim como frames perdidos, um enorme desgaste e lágrimas. Dada a popularidade que o filme teve na sua época, tinha também sido várias vezes copiado o que contribuiu para aumentar os danos.Utilizando mais duas cópias positivas existentes em arquivo, a equipa da Éclair foi capaz de reconstruir o filme na sua totalidade.

O filme foi digitalizado em 4K em Itália e enviado para a Éclair em disco. Inicialmente a Éclair utilizou a ferramenta de estabilização Phoenix Refine e depois aplicou um filtro para resolver alguns dos problemas mais simples tais como sujidades e poeiras em cada frame. A seguir recorreram um segundo filtro para remover riscos, após o que utilizaram as ferramentas de auto fix e pintura para reparar, efectuar retoques e remover outras imperfeições. (...)"Aqui.

Ver ainda:
www.eclair.fr www.imagesystems.tv www.decimagem.pt


Sem comentários: